sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Migrações

Os legisladores do Arizona, nos Estados Unidos, aprovaram uma lei anti-imigração ilegal que foi muito criticada mundo afora. O repórter André Petry, da revista Veja, lembrou que a sociedade estadunidense foi construída por gerações de imigrantes e que mesmo os pioneiros das treze colônias eram migrantes ingleses. Portanto, segundo Petry, os ianques deveriam ser mais tolerantes com os estrangeiros que para lá se mudam.

Na verdade, o mundo inteiro é formado por migrantes, com exceção, talvez, da África, onde teria surgido o "homem original", segundo a paleantropologia tradicional. Ou seja, os próprios índios americanos seriam nômades que teriam chegado ao nosso continente atravessando o Estreito de Bering. E o fato é que, até bem pouco tempo na história da humanidade, não havia convivência pacífica, em geral. Muitas vezes, os ocupantes de um lugar rechaçavam violentamente novos povos que tentavam ocupar seu espaço. Até serem dominados por invasores mais fortes.

Mas a história não justifica a onda xenofóbica que se espalha pelos Estados Unidos e por alguns países da Europa ocidental. O que diferencia os movimentos migratórios atuais dos de séculos passados é que os migrantes de hoje almejam apenas usufruir de um pouco dos benefícios que os países desenvolvidos conquistaram (por vezes às custas do subdesenvolvimento de outros), sem subjugar ninguém. Ao contrário, por exemplo, do que fizeram os europeus que se espalharam pelo globo a partir do século XV.

2 comentários:

  1. verdade. as vezes os europeus e os americanos parecem pensar viver numa ilha, como se o desenvolvimento deles fosse merito proprio e pouco tivesse a ver com o subdesenvolvimento dos outros.

    e essa lei anti-imigracao americana é bem parecida com a lei alema de imigracao, que ha anos tah em vigor. e ninguem reclama por aqui. nem os turcos.

    agora... vc lendo veja?
    hehehe abc!

    tomas

    ResponderExcluir
  2. Leio o que cair na minha mão. :-)

    ResponderExcluir

O umbigo é meu, mas você pode meter o dedo. Comente à vontade.